terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ética e cidadania

Bom pessoal, essa é uma proposta de atividade que foi passada em 2011, com uma grande aceitação dos alunos e com um bom resultado. Bons textos foram construídos! E com certeza será repetida em 2012 já que é ano de eleição. O objetivo é despertar o seu olhar crítico bem como a sua capacidade de solucionar situações-problema com habilidade e competência.
Quem fez Enem sabe que algumas questões da área de Humanas e mesmo de Linguagens e Códigos são semelhantes, já que oferecem textos de suporte para nossa interpretAÇÃO. Claro que aqui está um pouquinho mais complicado. Mas como eu sempre digo é melhor vocês acharem minhas provas difíceis e os vestibulares fáceis do que acharem as minhas provas fáceis e os vestibulares difíceis. Mas essa é complicada mais no final vocês verão que será fácil e prazeroso de fazer, já que você sentirá o desejo e a capacidade de melhorar, de consertar o nosso Brasil! (façamos também acontecer a oportunidade e a ação!)



O Brasil é um dos países mais corruptos do mundo. Os impostos que o governo (municipal, estadual e federal) arrecada dos cidadãos que trabalham honestamente, deveria ser empregado de forma exclusiva para melhorias e investimentos na qualidade de vida da população. Entretanto, observamos que os políticos fazem mau uso do nosso dinheiro: financiamento de campanhas políticas, altos salários para bancar o luxo dos políticos, desvio (roubo) do patrimônio público das mais diversas formas, compras de votos, honorários de advogados para defendê-los contra os crimes que cometem, nepotismo, entre outras irregularidades. Enfim o beneficiamento de uma minoria privilegiada enquanto uma maioria sofre com diversos problemas que são gerados pela corrupção. As leis existem, mas quase ninguém cumpre. A impunidade incentiva o crime em nosso país. “O bom jeitinho brasileiro” muitas vezes cria indivíduos vagabundos, corruptos criminosos e que se acomodam com essa situação. Trata-se de um círculo vicioso, uma grande bola de neve que se ficarmos parados irá causar uma avalanche que destruirá essa nação. O povo brasileiro usa a liberdade que dispõe de forma errada. O governo, anunciando um combate as desigualdades sociais muitas vezes prefere dá “esmolas” a população, quando na verdade deveria investir nas bases educacionais para assegurar o direito a todos buscarem as suas conquistas utilizando a sua disciplina, seu estudo e seu esforço. Fazemos questão de usufruir de nossos direitos, mas dificilmente cumprimos com todos os nossos deveres. Façamos nossa parte com pequenos gestos em nossas vidas diárias. Muitos brasileiros talvez ainda não saibam o que é ser humano e embora sejamos racionais muitas vezes cometemos atos irracionais. Sabemos o que é o certo, mas teimamos em fazer o errado. “Errar é humano, mas permanecer no erro é burrice.” Se somos cidadãos brasileiros, devemos lutar por melhorias em nosso país, não esquecendo as atrocidades do passado, não aceitando os erros do presente e elaborando metas para construir um futuro correto. Talvez a famosa frase do hino nacional “Deitado eternamente em berço esplêndido” nos dê uma falsa ideia do que seja democracia. Devemos nos levantar o mais rápido possível. Usar as nossas armas (o conhecimento, o estudo) e lutar nas primeiras batalhas para vencermos essa guerra: as reformas educacional, política e tributária nesse país.

Que país é esse?

“Nas favelas, no Senado, sujeira pra todo lado.
Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação...

(Renato Russo – Legião Urbana)

Perfeição

Vamos celebrar/ A estupidez do povo/ Nossa polícia e televisão/ Vamos celebrar nosso governo/ E nosso estado que não é nação.../ Celebrar a juventude sem escolas/ As crianças mortas/ Celebrar nossa desunião.../ Vamos comemorar como idiotas/ A cada fevereiro e feriado/ Todos os mortos nas estradas/ Os mortos por falta/ De hospitais.../ Vamos celebrar nossa justiça/ A ganância e a difamação/ Vamos celebrar os preconceitos/ O voto dos analfabetos/ Comemorar a água podre/ E todos os impostos/ Queimadas, mentiras/ E seqüestros... / Toda a hipocrisia/ E toda a afetação/ Todo roubo e toda indiferença/ Vamos celebrar epidemias/ É a festa da torcida campeã.../ Vamos celebrar a aberração/ De toda a nossa falta/ De bom senso/ Nosso descaso por educação...
(Renato Russo – Legião Urbana)

Literatura de Cordel

“Se eu pudesse resgatar
Os heróis de antigamente
A Lampião certamente
Eu ia ressuscitar
Depois mandava ele entrar
Na Câmara dos Deputados
Com seus jagunços armados
De cacete e de punhal
Pra dar um samba de pau
Nos ladrões engravatados
”.
(Do poeta Iponax Vila Nova. In: LACERDA, José Medeiros de. Cangaceiros: Volume II. Santa Luzia/PB.)



Com base nos textos, nas imagens e em seus conhecimentos sobre a situação apresentada em nosso país, faça sua parte como cidadão, mostrando que você sabe que existem esses problemas, citando exemplos e apontando soluções para juntos construirmos uma nação mais justa, igualitária e humana. Vamos mudar o Brasil para melhor? Agora é com vocês: coloquem as suas idéias no papel e as suas ações na prática no seu cotidiano. Não aceite essa realidade presente. Não pense que você é incapaz de consertar. Juntos nós podemos! Nosso futuro agradece...!