quarta-feira, 9 de março de 2011

Reflexões para a semana de provas

Capítulo 1: Espaço, paisagem e lugar

As modificações que a humanidade, ao longo de sua história, tem realizado na natureza foram e são tão grandes que não podemos negar a existência de um outro espaço contraposto àquele criado pela própria natureza: o espaço criado pelos seres humanos - o espaço artificial.
Relembremos os tipos de espaço e o papel tanto da própria natureza, como também dos seres humanos em sua modificação, organização e transformação. Diferenciando os conceitos de espaço e lugar, estaremos aptos a perceber que a paisagem tem uma extensão e expressa fenômenos naturais e culturais. O espaço geográfico vem sendo construído em tempos diferentes por povos e culturas diferentes.


Capítulo 2: A organização do espaço, a formação dos Estados nacionais e os países atuais

Devemos compreender os processos de formação, expansão e transformação dos territórios e fronteiras, tendo em vista as relações de trabalho e o estabelecimento de relações sociais; reconhecer o papel do Estado na organização territorial e nas relações de produção; distinguir os conceitos de raça, etnia, povo e nação.


(Parte 2 - Geografia do Brasil)
Capítulo 1: A produção do espaço geográfico brasileiro, as regiões e o planejamento regional

Devemos analisar a formação e as características do espaço geográfico brasileiro antes e após a chegada dos europeus e sua integração no projeto global de colonização. As atuais configurações territoriais do país guardam em si sobrevivências do passado. O trabalho com regiões é fundamental para o reconhecimento da diversidade natural, econômica e histórica do Brasil. A produção desigual do espaço brasileiro originou espaços diferenciados. Analisemos as divisões do Brasil, a política administrativa (oficial do IBGE) e a proposta de uma divisão em complexos regionais - também conhecida como geoeconômica.


Em

TERRA, Lígia; COELHO, Marcos de Amorim. Geografia geral e geografia do Brasil: o espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2006. (adaptado)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Onde estamos?

Percebe-se uma grande dificuldade quanto a localização geográfica básica em aspecto mundial em alunos do 1º ano do ensino médio.

Mapa do mundo físico - Apresenta os aspectos naturais como relevo e hidrografia



Mapa dos continentes







Planisfério político - estabelece as fronteiras político-administrativa entre os territórios que configuram os países:




(Para ampliar a visualização clique nas imagens)