terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Atividade complementar provisória

Uma volta pelo mundo em uma gota de água

A partir dos princípios de:

  • Água
  • Evapotranspiração
  • Circulação das massas de ar
  • Precipitação

Essa gota de água deve atravessar todos os continentes (pelo menos um país de cada)

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Estudar pra que?

Essa é para os meninos: quando você caro aluno estiver se perguntando para que estudar, aprender, se qualificar conseguir um bom emprego, trabalhar bastante e ganhar muito dinheiro. E quando você não entender por que os seus pais e professores insistem tanto para que você estude; dê uma olhada nessas fotos:




(Desigualdade social)


Existem várias maneiras de enriquecer: sendo herdeiro de uma herança, ganhando na loteria, dando o golpe do baú. Mas saibam que a melhor progressão econômica e a que dá maior realização pessoal é através da disciplina, do esforço e da dedicação com os estudos. O conhecimento abre a nossa mente, e evoluímos aprendendo. Temos que ter uma base para os vestibulares, Enem e concursos públicos que estão por aí. Temos que nos aperfeiçoar continuamente. Faça o teste, comece estudando vinte minutos por dia. Depois de algumas semanas você vai ver que estará em média duas horas fazendo e gostando de aprender, de descobrir. Não existem ninguém “burro” nem inteligente. Existem pessoas esforçadas. Estudar é como uma droga, mas que só faz o bem. Só é difícil começar, mas depois vicia. O sabor do conhecimento é extraordinário. E se você acha que está longe do seu objetivo, saiba que “uma caminhada de 200km começa com um pequeno passo”. Dê esse primeiro passo rumo ao teu sucesso. Bons estudos!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Preparação para o 1º bimestre

Na postagem anterior estão relacionados os conteúdos que serão trabalhados em todo o ano letivo de 2011. Nessa postagem, segue apenas os temas abordados no 1º bimestre, com dicas de estudo:

1º Ano

No primeiro capítulo da unidade I, iremos descobrir os conceitos chave da ciência geográfica, entre os quais podemos destacar O Espaço, A Paisagem e o Lugar. A partir da significação desses temas, buscaremos uma contextualização que será a base para o entendimento da Geografia. Sabendo-se que o objeto de estudo da disciplina Geografia é o próprio espaço, iremos promover uma abordagem de como esse espaço é produzido e chamado de espaço geográfico. É o ponto de partida para o nosso estudo.

No capítulo 2 da primeira unidade faremos um breve resgate histórico da organização do espaço, a formação dos Estados nacionais e os países atuais. Com isso, saberemos como os países de hoje foram formados e como novos países poderão surgir no mundo. Iremos destacar temas como território, fronteiras, soberania, etnia, raça, nação e povo. Lembrando que sempre esses temas chave serão contextualizados, evitando-se assim o estigma da Geografia como sendo uma matéria "decoreba".

Finalizando a primeira unidade do livro, no capítulo 3 iremos ver O espaço e suas representações, que é a introdução ao entendimento dos famosos mapas, que ilustram os livros didáticos e são um dos melhores instrumentos de trabalho da Geografia. Iremos recordar as coordenadas geográficas (latitude, longitude, paralelos e meridianos), estudaremos a importância da cartografia, bem como o uso de alguns símbolos cartográficos. Iremos enfocar nosso estudo em relação a questão da Escala (vale revisar temas de matemática e física) e nas projeções cartográficas. Bons estudos!




2º Ano

O mapa do Brasil nem sempre foi igual ao que vemos hoje nos livros. Ao longo de toda a sua história, a produção do espaço geográfico brasileiro veio transformando os traçados sobre os mapas que configuram o seu território. Na unidade I (parte 2 do livro didático), vemos no primeiro capítulo como o território do Estado brasileiro - República Federativa do Brasil está consolidado; as duas regionalizações que podem ser adotadas e seus diferentes critérios de organização. Em seguida veremos como o planejamento regional foi responsável pelo desenvolvimento das regiões brasileiras. Uma breve descrição de cada uma das regiões do Brasil vai ser feita, destacando os dois tipos de regionalização.

No capítulo 2 dessa unidade, vamos falar um pouco da política externa do Brasil (destacando a Alca e o Mercosul) e como nosso país está inserido em um mundo globalizado. Vamos saber como a economia brasileira deixou de ser caracterizada no setor primário e como as industrialização se instalou. O ponto principal desse capítulo são as duas faces de um mesmo tema: o desenvolvimento econômico e o aumento das desigualdades sociais. Como o Brasil pode crescer economicamente e isso não refletir na melhoria das condições de vida do povo brasileiro? Para responder a perguntas desse tipo devemos analisar alguns indicadores socioeconômicos e refletir sobre esses assuntos. Mas apenas descrever esses problemas não vai servir de nada. Precisamos saber o que nós podemos fazer enquanto cidadãos para melhorar o cenário de nosso país.




3º Ano

Nesse primeiro momento iremos relembrar temas cartográficos, decifrando as informações contidas nos mapas. Vamos nos acostumar com alguns cálculos e saber com habilidade questões referentes as localizações geográficas do espaço mundial. Outros temas que também merecem destaque nesse bimestre para os alunos do 3º ano são a organização do espaço geográfico no capitalismo e no socialismo, a nova ordem mundial e a globalização. Importantes conteúdos da geografia humana, assim como a geopolítica mundial, que em tese, esperamos que esses temas estejam nítidos nos alunos, visto que já foram trabalhados no 8º e no 9° ano do ensino fundamental, bem como exercitados no 1º ano do ensino médio. Mas vale revisar agora, já que são muito cobrados em vestibulares e enem.

Bons estudos!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

E.E.E.F.M. João Silveira Guimarães - Conteúdo programático para o ensino médio

Como o livro adotado é volume único (válido para os três anos do ensino médio), de acordo com os PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia os conteúdos serão divididos da seguinte forma:



1º Ano



1º bimestre - Unidade I: A Organização e a representação do espaço

2º bimestre - Unidade II: A Organização do espaço geográfico no capitalismo e no socialismo, a nova ordem mundial e a globalização

3° bimestre -Unidade III: O espaço natural e o espaço modificado pela humanidade

4º bimestre - Unidade VI: Dinâmica populacional e urbanização num mundo em transformação


2° Ano


1° bimestre (livro parte 2) - Unidade I: A produção do espaço geográfico, as regiões brasileiras e o Brasil em um mundo globalizado

2º bimestre (livro parte 2) Unidade II: A questão ambiental no Brasil e os ecossistemas naturais

3º bimestre - (livro parte I) - Unidade IV: Espaço mundial da produção; (livro parte II) Unidade III - A organização do espaço da produção e da circulação no Brasil

4º bimestre - (livro parte II) - Unidade 4: Dinâmica populacional no Brasil; (complementação didática) - Geografia da Paraíba: aspectos naturais e socioeconômico


3º Ano

1º bimestre - (livro parte I) Unidade I, capítulo 3: O espaço e suas representações; Unidade II: A organização do espaço geográfico no capitalismo e no socialismo, a nova ordem mundial e a globalização

2º bimestre - (livro parte I) Unidade III: O espaço natural e o espaço modificado pela humanidade

3° bimestre - (livro parte II) - Aspectos naturais e socioeconômicos do Brasil; As regiões brasileiras; O Brasil no mundo globalizado, O Mercosul, população brasileira

4º bimestre - Atualidades do mundo contemporâneo



Referência bibliográfica do livro didático adotado:

TERRA, Lígia; COELHO, Marcos de Amorim. Geografia geral e geografia do Brasil: o espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2006.



(Re) começo


Início de mais um ano letivo e as expectativas estão por todos os lados. Alunos, pais, professores, diretores e funcionários sabem dos desafios que precisam ser vencidos nesse caminho para uma educação de qualidade. Sonhos, metas, projetos, conquistas; todos devem ter. Alguns podem pensar que será tudo a mesma repetição, a mesma rotina, a mesma coisa. Mas devemos lembrar que podemos fazer de uma rotina cansativa uma realidade extraordinária. Que tal fazermos as nossas ações cotidianas como se fossem a primeira vez que estivéssimos fazendo? Não de forma ingênua e sem preparo, mas com a emoção do desconhecido, do descobrimento de novas sensações. A experiência de anos vividos nos torna capaz da automatização de nossos atos. "As coisas mais simples são as mais extraordinárias", já dizia um poeta desconhecido. Quando realizamos uma tarefa com entusiasmo, com certeza ela será melhor executada do que se a fizéssemos de uma forma mecânica, sem graça. Podemos encontrar nos pequenos atos e nas simples ações de nosso dia-a-dia grandes conhecimentos. Um ótimo 2011, muito produtivo, paz e bem!